MARIOLOGIA

“Maria é na cristandade inteira
o mais nobre tesouro depois de Cristo,
e que nunca poderemos exaltar o suficiente a mais nobre imperatriz e rainha,exaltada e bendita acima de toda nobreza,com sabedoria
e santidade”.(Martinho Lutero)
Objetivos de se estudar Mariologia
1.
Intelectual: Compreender
corretamente o lugar e a missão de Maria na historia da salvação;
2. Espiritual: Crescer em amor e em
piedade para com a Mãe do Senhor;
3.
Moral: Ser levado a imitá-la como exemplo de vida, especialmente de fé e amor;
4. Cultural: Poder celebrá-la de modo adequado
na liturgia e nas práticas
da devoção popular;
5. Pastoral: Ser capaz de
comunicar o sentido de Maria ao povo de Deus e à sociedade de hoje.
Maria, a primeira das criaturas (Cl 1, 15-20)
15.
Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a criação.16.Nele foram criadas
todas as coisas nos céus e na terra,
as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele.17.Ele existe antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem nele.18.Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o primogênito dentre
os mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas.19.Porque aprouve a
Deus fazer habitar nele toda a
plenitude20.e por seu intermédio reconciliar consigo todas as criaturas, por
intermédio daquele que, ao preço do
próprio sangue na cruz, restabeleceu a paz a tudo quanto existe na terra e nos céus.
O
pai nos criou por causa do seu Filho. Para o seu filho! Eu e você, fomos
criados pelo pai como presente para
Jesus. Desde toda eternidade, o Pai já tinha este projeto: que o seu filho
viesse feito homem para ser o primogênito, no meio de uma multidão de irmãos. Para ser o
senhor.
Esse é o plano do Pai: para que seu filho se fizesse homem, o Pai
necessitava de uma pessoa que lhe desse
carne. O Pai poderia criar a carne de seu Filho, mas não quis. O Pai quis que,
como toda criatura humana,
ele tivesse uma mãe: fosse
concebido, gerado, dado à
luz. (Cf cat. 488)
Jesus não é criatura: Ele é o Filho de Deus. A primeira criatura
pensada pelo pai foi a mãe para seu filho. A “Bendita
entre todas as mulheres”.(Lc 1,42)
Desde o momento em que Deus concebeu que seu filho viesse e se fizesse
homem, o Primogênito de uma multidão de irmãos, Ele já quis que seu Filho tivesse uma mãe.
A TENTAÇÃO
E O CONFRONTO: Na forma de serpente, ele se põe a
dizer (Gn 3, 1-5):
A serpente era o
mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha formado. Ela disse a mulher: É verdade que Deus vos
proibiu comer do fruto de toda árvore do jardim?” 2.A mulher respondeu-lhe: Podemos comer do fruto das árvores do jardim.3.Mas do fruto da
árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Vós não comereis
dele, nem o tocareis, para que não morrais.”4.“Oh, não!
– tornou a serpente – vós não morrereis!5.Mas Deus bem sabe que, no dia em que
dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses,
conhecedores do bem e do mal.”
•
A serpente queria atrapalhar o
plano de Deus, pois sabia que Deus somente habita em templo Santo: “Ouvi a voz de minha súplica quando
clamo, quando levanto as mãos para o vosso templo santo”. (Sl 27, 2)
• Por isso o grande ódio dele é contra a mulher.
Então o Senhor Deus
disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre
o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida. 15.Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta
te ferirá a cabeça, e tu ferirás o
calcanhar. (Gn 3, 14-15)
•
O inimigo tem ódio de Maria. Ele
não quer que ela seja reconhecida. Procurou, então, entre os cristãos quem a contestasse. O ódio que
tinha contra a Mulher, ele o quis injetar como veneno entre os próprios cristão. Esta é maneira
típica de o inimigo agir: ele se esconde atrás de pessoas que acabam sendo seu instrumento. E assim como
o próprio Pedro caiu na tentação e negou Jesus, nossos irmãos protestantes caíram na tentação. O inimigo colocou
no coração deles uma aversão contra Maria. E
esta aversão os levou a negar a Mãe do Senhor.
A Mulher
na Bíblia
“Porei ódio entre ti e a Mulher”. Este termo Mulher
vai ser repetido por mais três vezes na Bíblia.
1ª) “Que queres
de mim, mulher?
Minha hora ainda não
chegou!(João 2,4)
2ª) “Mulher, eis ai
teu filho! Filho eis ai tua Mãe!(João 19,27)
Será que Jesus, seria capaz de desonrar sua própria mãe. Negando assim o 4° mandamento? Até na
hora da sua morte?
3ª) Apareceu
em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher
revestida do sol, a lua debaixo dos seus
pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. (Ap 12,1)
•
Eis que conceberás e darás
a luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus”.(Lc 1,31)
•
Apareceu em seguida um grande
sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze
estrelas. 2.Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à
luz. (Ap 12, 1-2)
•“Vendo,
então, Herodes que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou
massacrar em Belém e nos seus
arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo exato que havia
indagado dos magos” (Mt 2, 16)
•
“Esse Dragão deteve-se diante da
Mulher que estava para dar à luz, a fim de que, quando ela desse à luz, lhe devorasse o filho”.(Ap 12, 4 )
•
“Ele será grande e chamar-se-á
Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai davi; e reinará eternamente na casa de Jacó”(Lc 1,32)
•
“Ela deu à luz um Filho, um
menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas
seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e
do seu trono.”(Ap 12, 5)
Somos a Descendência da Mulher
Porei ódio entre ti
e a mulher, entre a tua descendência e
a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás
o calcanhar.” (Gn 3,15)
Este, então,
se irritou contra
a Mulher e foi fazer
guerra ao resto
de sua descendência, aos que guardam
os mandamentos de Deus e têm o testemunho
de Jesus (Ap 12,17)
Só estamos cumprindo
a palavra de Deus: “Por isto, desde agora me proclamarão bem-aventurada todas as gerações”
(Lc 1,48)
Maria, cheia de graça
•
“Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave,
cheia de graça, o senhor é contigo.”(Lc 1, 28)
A ninguém as escrituras chamam
“cheia de graça”,
só a Maria
• “O anjo disse-lhe: Não temas, pois encontraste graça diante de Deus” (Lc 1,30)
• “Por isto, desde agora me proclamarão bem-aventurada todas as gerações” (Lc 1,48)
• “... Porque o todo-poderoso fez por mim grandes coisas:
santo é o seu nome”(Lc
1,49)
•
O anjo disse a Zacarias quando lhe
anunciou o nascimento de João Batista: “Estará cheio do Espírito Santo
desde o seio de sua mãe..”(Lc1,15b)
•
Quando Isabel ouviu a saudação de
Maria, o menino saltou no seio dela e ficou cheia do Espírito Santo. Então exclamou em voz alta: Bendita
és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu seio! De onde me vem a felicidade de que a mãe do
meu senhor me venha me
visitar? (Lc 1,41-43)
A escolhida x Homem comum
Ø “Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o senhor é contigo.”(Lc 1, 28)
Ø
Maria perguntou ao anjo: “Como se fará isso, pois não conheço
homem.”(Lc1,34)
Ø
Então disse Maria: “ Eis aqui a serva do senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.”E o anjo afastou-se dela.
(Lc 1,38)
Ø Mas o anjo disse: “Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração...”(Lc 1,13)
Ø Zacarias perguntou
ao anjo: “Donde terei certeza disso?
Pois sou velho e minha mulher é de
idade avançada.” (Lc 1,18)
Ø “Eis que ficará mudo
e não poderás falar até o dia em que
estas coisas acontecerem, visto que não deste crédito
a minha palavra, que se hão de cumprir
a seu tempo.”(Lc 1,20)
Maria teve mais filhos?
Mc 3,31 - “Chegaram
sua mãe e seus irmãos e estando do lado de fora, mandaram
chamá-lo”.
Mt 13,55-56 e Mc 6,3 igualmente
dizem: "Este não é o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago,
José, Judas e Simão?
E suas irmãs não estão entre nós?
Significado do termo Irmão
Irmão:
a palavra hebraica "Ha" é geralmente traduzida para
"irmão". Já que o hebraico e o aramaico
possuem bem menos palavras que o inglês ou o português, os judeus daquele tempo empregavam essa palavra num sentido mais
amplo para expressar parentesco. Não existiam
termos em hebraico para expressar os diferentes níveis e graus de
parentesco. "Irmão" pode significar os filhos do mesmo
pai e todos os membros masculinos da mesma clã ou tribo.
O que diz nosso dicionário
Entre outras
definições, destaco:
irmão
[Do lat. germanu.] Substantivo masculino.
1. Filho do mesmo pai
e da mesma mãe, ou só do
mesmo pai (irmão consangüíneo) ou só da mesma mãe (irmão uterino), em relação a outro(s) filho(s).
2. Membro de confraria ou de irmandade.
3.Correligionário, confrade, camarada.
4.Frade ou religioso
que não recebe as ordens sacras,
embora tenha emitido os votos.
Na Bíblia nem todos irmãos, são irmãos de sangue, vejamos:
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Outros exemplos:
Rm 1,13: Paulo saúda
todos que estão em Roma e guardam a fé. “Não quero porem, irmãos, que ignoreis que muitas vezes ...”
1 Cor 1,10: Paulo
saúda a igreja de Deus que esta em Corinto. “Rogo-vos, porém irmãos,...” Cl 4,7-9: “Tiquico, irmão amado, e fiel
ministro,...juntamente com Onésimo amado e fiel irmão, que é dos vossos...”
1 Ts 4, 9 –
10; 1 Pd 1,22; 1 Jo 3, 14; Rm 9,3; Mt 5, 22-24; Gn 29,12
Diante destas passagens bíblicas podemos concluir que de fato nem todos os
irmãos citados na palavra
de Deus , são irmãos de sangue.
Genealogia dos “Irmãos” de JESUS
"Este não é o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E suas irmãs não
estão entre nós?
•
O Evangelho de S.
Mateus 10, 2 – 3,nos mostra que dos únicos Tiago
que nos menciona a Palavra
de Deus um é filho de Alfeu
e o outro de Zebedeu. O Tiago que dizem ser “irmão” de Jesus não pode ser o filho de Zebedeu,
pois esse tem outro filho chamado João que não é mencionado como “irmão”
de Jesus.
• Judas irmão de Tiago ver: Epístola S. Judas1,1 e Evangelho de S. Lucas 6,16.
•
Nos Evangelhos S. Mateus 27,56 e S. Marcos15,40 encontramos outra Maria que é a mãe de
Tiago(o menor) e José.
• Com base nos textos bíblicos citados, podemos concluir que essa é Maria do calvário esposa do Alfeu pais de: Tiago, José, Judas e Simão.
• Segundo o historiador Hegesipo, que escreveu nos primeiros anos da
cristandade, Simão (aquele citado
em Marcos 6,3) era
o quarto filho de Alfeu(Cleofas).
Veja como fica a ilustração:
Somos os Irmãos de Jesus
• João 20, 17-18: Jesus
disse: “Não me segures mais, pois já não estou glorificado face ao Pai? Vai, porém, procura meus irmãos
para lhes dizer: Subo para meu Pai e vosso Pai,
meu Deus e vosso Deus.”Maria Madalena foi anunciar
aos discípulos: “Vi o Senhor!”
• João 19, 25-27: E
junto a cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora, Jesus,
vendo ali sua
mãe e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse à sua:
Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí a tua mãe. E desde
aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.
José não “conheceu” Maria
Algumas pessoas
falam que José teve relações
sexuais com Maria depois que Jesus nasceu.
Isso porque interpretam sem nenhum conhecimento a passagem de São
Mateus 1,25, que diz: "José
não conheceu Maria (= não teve relações com Maria) ATÉ QUE ela desse à luz um filho
(Jesus)".
• Significa isto que, depois de ter dado à luz a Jesus, Maria teve
relações conjugais com José? Quem entende o mínimo de exegese bíblia e cultura judaica, saberá que
o Evangelho de Mateus é coberto de "aramaísmos", isto é, expressões típicas da língua
aramaica e hebraica,
que quando traduzidas para outra língua
não possuem o mesmo significado.No hebraico a palavra
até é usada para designar
que assim como era antes,
também será depois.
A palavra “até”
é empregada pela palavra de
Deus para mostra que a situação anterior é semelhante a posterior. Exemplos:
2Sm 6,23: "Micol, filha de Saul, não teve filhos ATÉ a morte." (Não significa que, após morrer,
tenha tido filhos).
Gn 28,15: "Diz
o Senhor a Jacó: Não te abandonarei ATÉ QUE eu tenha realizado
o que te prometi." Certamente Deus não abandonou Jacó depois de cumprir as suas promessas.
Mt
28,20:"Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos." (grifo meu). Será que o versículo quer dizer que
após a consumação dos séculos, Jesus não estará mais com a Sua Igreja?
•
Podemos então afirmar com bastante
segurança que Maria e José não tiveram filhos,
frutos de sua vida comum. Ademais, em nenhum lugar a Sagrada Escritura
faz menção de que Maria e
José tiveram mais filhos
Primogenitude de Jesus
•
Primogênito é um termo técnico na
lei de Moisés usado para indicar o primeiro nascido de uma fêmea (seja mulher ou animal de um rebanho), que deve ser
consagrado ao senhor imediatamente, sem ter de esperar para ver
se nascem outros depois ou não.
•
Essa lei é clara veja, Ex 13, 1-
2: “Então, falou o Senhor a Moisés, dizendo: Santifica-me todo primogênito, o que abrir toda madre
entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é.
•
O
evangelho de Lucas 2,22- 23: segundo a lei de Moisés, e o evangelista ainda acrescenta “conforme esta escrito na lei do Senhor”.
•
No Evangelho de São Lucas lemos:
"Maria
deu à Luz o seu filho primogênito" (Lc 2,7). Aqui os protestantes enxergam indícios de
que o Senhor foi somente o primeiro filho de
Maria. Ora, a palavra "primogênito" só significa primeiro
filho, podendo ele ser filho único ou não.
No grego bíblico, o termo não indica necessariamente a existência de irmão mais novos, mas sublima a dignidade e os direitos da criança.
•
No hebraico “bekor”, primogênito,
podia designar simplesmente “o bem amado”, pois primogênito é certamente aquele dos filhos no qual durante certo
tempo se concentra todo amor.
•
"O Senhor disse a Moisés: "Faze o recenseamento de todos os
primogênitos varões entre os
israelitas, da idade de um mês para cima,
e faze o levantamento dos seus nomes." (Num 3,40).
•
Se para que seja primogênito é preciso que haja outros irmãos, como pode haver
primogênitos "da idade de um mês para cima"?
•
Um outro exemplo está no livro do
Êxodo: "e
morrerá todo primogênito na terra do Egito, desde
o primogênito do faraó, que deveria assentar-se no seu trono, até o primogênito
do escravo que faz girar a mó, assim como todo primogênito dos animais." (Ex. 11,5).
•E
a promessa de Deus se cumpre, onde lemos: "Pelo meio da noite, o Senhor feriu todos os primogênitos no Egito, desde
o primogênito do faraó, que devia
assentar-se no trono, até o
primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos
animais. O faraó levantou-se durante
a noite, assim como todos os seus servos e todos os egípcios e fez-se um grande clamor no Egito, porque
não havia casa em que não houvesse um morto" (Ex. 12,29-30).
•A
própria tradição ensina que o Faraó só tinha um único filho. Desta forma, a
palavra "primogênito" em Lc 2,7
não prova que o Senhor
teve outros irmãos.
Intercessão de Maria
“Se o Senhor escuta
as preces dos justos, quanto
mais de Maria”
Provérbios 15,
8: “O sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor,
mas a oração dos retos é o seu contentamento”.
Tiago 5, 16 –
18: “A oração de um justo é poderosa e eficaz. Elias
era um homem sujeito às mesmas paixões
que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e durante três anos e seis meses não choveu sobre a
terra”.
1 Pedro 3,12: “Pois os olhos do Senhor estão
sobre os justos, e os seus ouvidos atentos à
sua súplica”.
Exortação apostólica Marialis Cultus
“A piedade da Igreja para com a bem-aventurada Virgem
Maria é elemento intrínseco do
culto cristão. Essa veneração
que a Igreja tem vindo a prestar à Mãe do Senhor, em todos os
lugares e em todos os tempos, desde a saudação com que Isabel a bendiz (cf. Lc
1,42- 45) até as expressões de louvor e de súplica da nossa
época, constitui um excelente
testemunho da sua norma de
oração e um convite a reavivar nas consciências a sua norma de fé. E, em contrapartida, a norma de fé da Igreja exige também que,
por toda a parte, floresça com pujança
a sua norma de oração
pelo que se refere à Mãe de Cristo” (§ 56).
Maria é útil ao projeto de salvação
•
Com sua cooperação: “Faça-se em mim segundo
tua palavra”;
Segundo o
Catecismo da Igreja Católica (§ 488): “Deus enviou Seu Filho" (Gl 4,4), mas, para "formar-lhe um corpo”(Hb
10, 5) e quis a livre cooperação de uma criatura.
Por isso, desde toda a eternidade, Deus escolheu, para ser a Mãe de Seu Filho, uma filha de Israel, uma jovem
judia de Nazaré na Galiléia, "uma virgem
desposada com um varão chamado José, da casa de Davi, e o nome da virgem
era Maria" (Lc 1,26-27).
•
Com sua fé: Maria é mais bem aventurada por ter acreditado do que por ter gerado. (Pe. Gilson
Sobreiro)
•
Com sua obediência: “O nó da desobediência de Eva foi desfeito pela obediência de Maria, o que a virgem Eva ligou pela
incredulidade a virgem Maria desligou pela fé”. (Santo Irineu)
Dogmas Marianos
IMACULADA CONCEIÇÃO
O Dogma da Imaculada
Conceição foi proclamado pelo Papa Pio IX, cercado
de 53 cardeais, de 43 arcebispos, de 100 bispos e mais de 50.000
romeiros vindos de todas as partes do mundo, no dia 8 de dezembro de 1854.
Na Bula Ineffabilis Deus, o papa diz:
“Nós declaramos,
decretamos e definimos que a doutrina segundo a qual, por uma graça e um especial privilégio de Deus Todo
Poderoso e em virtude dos méritos de Jesus Cristo, salvador do gênero humano, abem-aventurada Virgem Maria foi preservada de toda mancha do pecado original no primeiro
instante de sua conceição, foi revelada por Deus e deve, por conseguinte, ser crida firmemente e constantemente por todos os fiéis.
•
Passados quase quatro anos dessa
solene proclamação, em 11 de agosto de 1858,
Nossa Senhora dignou-se
aparecer milagrosamente quinze dias seguidos,
perto da pequena
cidade de Lourdes, na França, a uma pobre menina, de 13 anos de idade, chamada Bernadete. No dia 25 de março,
Bernadete suplicou que Nossa Senhora lhe revelasse seu nome. Após três pedidos seguidos, Nossa Senhora lhe respondeu: “Eu sou a Imaculada Conceição”
ASSUNÇÃO AO CÉU
Indica
que a Virgem Maria, ao fim de sua vida terrena, foi elevada em corpo e alma à
glória dos céus. Essa doutrina foi
definida dogmaticamente pelo Papa Pio XII na Constituição Munificentissimus Deus, em 1º de novembro de 1950.
"Depois de elevar a Deus muitas e
reiteradas preces e de invocar a luz do Espírito da Verdade, para glória de Deus onipotente, que outorgou à Virgem Maria sua peculiar
benevolência; para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e
vencedor do pecado e da morte; para
aumentar a glória da mesma augusta Mãe e para gozo e alegria de toda a Igreja, com a autoridade de nosso Senhor
Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos
ser dogma divinamente revelado que a Imaculada Mãe
de Deus e sempre Virgem Maria, terminado o curso
da sua vida terrena, foi assunta
em corpo e alma à glória do
céu", indica o Papa.
"É uma verdade
em que a Igreja acredita
desde os séculos
5 e 6, quando já havia uma celebração da então chamada Dormição de Maria“.
Maria, Mãe de
Deus
•
Maria é verdadeiramente Mãe do
Deus encarnado, Jesus Cristo. Já nos primeiros três séculos, os Padres da Igreja utilizaram as definições Mater Dei (em latim) ou Theotókos (em grego), que significam Mãe de Deus, tais como Inácio (107), Orígenes (254), Atanásio
(330) e João Crisóstomo (400). Essa doutrina foi definida
dogmaticamente pelo Terceiro Concílio Ecumênico, realizado em Éfeso, em 431.
"Jesus é plenamente homem e plenamente Deus. Maria foi Mãe deste
Deus feito homem, que é Jesus; assim,
Maria é Mãe de Deus. É uma realidade que dá fundamento a todas as outras. É uma verdade, em primeiro lugar,
sobre Cristo, pois é preciso afirmar que Jesus é verdadeiramente Deus
para que possamos falar que Maria
é Mãe de Deus".
Perpétua Virgindade de Maria
Ensina
que Maria é virgem antes, durante e depois do parto. É o dogma mariano mais antigo das Igrejas Católica e Oriental
Ortodoxa, afirmando a "real e perpétua virgindade mesmo no ato de dar à luz o Filho de Deus feito homem" (cf
CIC § 499). Essa doutrina foi definida
dogmaticamente pelo Concílio de Trento, em 1555, embora já fosse um dogma no cristianismo primitivo, como indicam
escritos de São Justino
Mártir e Orígenes.
"É uma crença que já está na sagrada Escritura e defende que Maria
concebeu Jesus virginalmente, deu à luz virginalmente e assim permaneceu até o final da vida".
A Oração da Ave Maria
A oração da Ave-Maria é bíblico. Veja:
Lc 1,28: “Ave cheia de graça, o senhor é contigo”
Lc 1,42: “Bendita
és tu entre as mulheres, bendito é o fruto do teu ventre”.
A segunda parte é o nosso
pedido de intercessão pois confiamos no pedido
da Mãe (Jo 2,1
– 14), aquela que com sua intercessão antecipou
a hora dos milagres de Jesus, pois ela conhece
as necessidades de seus
filhos.
O Santo Rosário
Corria o ano da graça de 1214. Havia bastante tempo que o
Languedoc, região meridional da França,
vinha sendo assolado
por uma infame e terrível
heresia: a dos albigenses.
Convocada uma Cruzada para estancar o mal, o choque entre católicos e
hereges não tardou a acontecer. E a
terra da nobre nação francesa passou a ser o teatro de inúmeras e sangrentas batalhas em que católicos e albigenses disputavam o terreno palmo a palmo.
Nesse estado de tribulação extrema da Cristandade, São Domingos, movido
por inspiração divina, entra numa
grande e densa floresta próxima de Toulouse (capital do Languedoc). Ali passa
três dias e três noites em contínua oração
e penitência, não cessando de gemer, de
chorar e de se
flagelar, implorando a Deus que tivesse pena de sua própria glória calcada aos pés pela heresia albigense. Em
conseqüência de tamanho ardor e esforço, acaba por cair semi-morto. E eis que então, Maria Santíssima,
resplandecente de glória, lhe aparece. A Santíssima Virgem,
que estava acompanhada de três princesas do Céu, lhe disse: ‘Sabes tu, meu caro Domingos, de que arma
a Santíssima Trindade se serviu para reformar
o mundo?' - ‘Ó Senhora!
respondeu ele, Vós o sabeis melhor do que eu, porque depois de vosso Filho Jesus Cristo fostes o principal
instrumento de nossa salvação'. Ela continuou: ‘O instrumento principal dessa obra foi o Saltério
angélico, que é o fundamento do Novo Testamento. Portanto, se queres ganhar para Deus esses corações endurecidos, reza meu Saltério.
O Santo levantou-se muito consolado e, abrasado de zelo pelo bem desses povos, entrou
na catedral. No mesmo momento os sinos tocaram, pela intervenção dos Anjos, para reunir os habitantes. No início
da pregação caiu uma espantosa
tempestade. A terra tremeu,
o sol se nublou, os trovões e relâmpagos redobrados fizeram estremecer e
empalidecer todos os ouvintes. Seu terror aumentou ao verem uma imagem da Santíssima
Virgem, exposta num lugar eminente,
levantar três vezes
os braços para o céu, para pedir ao Senhor vingança contra eles se não se convertessem e não
recorressem à proteção da santa Mãe de Deus.
O Céu queria, por esses prodígios, estimular
a nova devoção do santo Rosário e torná-la mais conhecida. A tormenta cessou,
por fim, devido
às orações de São Domingos. Ele continuou seu sermão e explicou com tanto fervor
e entusiasmo a excelência do santo Rosário,
que quase todos os tolosinos
o adotaram, renunciando a seus erros.
Em pouco tempo
verificou-se uma grande mudança na vida
e nos costumes da cidade."
•
As crônicas de São Francisco
narram que um jovem religioso tinha o louvável costume de rezar todos os dias, antes da refeição, a
coroa da Santíssima Virgem. Um dia, não sei por que imprevisto, deixou de fazê-lo. Tendo soado a hora do jantar,
pediu a seu superior a permissão para
recitá-la antes de se dirigir à mesa. Com esta licença, recolheu-se em seu quarto. Porém, como demorasse em retornar,
o superior enviou um religioso para chamá- lo.
•
Esse religioso o encontrou no seu
quarto, todo resplandecente de celeste luminosidade, e a Santíssima Virgem e dois anjos junto dele. À medida que ele
dizia uma Ave-Maria, uma bela rosa
saía de sua boca; os anjos recolhiam as rosas, uma após outra, e as colocavam sobre a cabeça da Santíssima Virgem, que
manifestava sua alegria com tais adornos. Dois
outros religiosos, enviados para ver a causa da demora dos primeiros,
presenciaram todo esse mistério, e Nossa Senhora só desapareceu quando a coroa foi inteiramente recitada.
Aparições de Nossa Senhora
Nos
20 séculos de história cristã, contam-se cerca de duas mil indicações relativas
a aparições marianas que tiveram uma
certa relevância histórica. As que são reconhecidas pela Igreja nos últimos dois séculos são apenas uma dezena.
Segue as reconhecidas:
Ø 1531 Guadalupe, Juan Diego (*)
Ø 1600 Agreda, Espanha
Santa Maria de Agreda
Ø 1830 Rue du Bac,
França, Catherine Laboure
Ø 1836 Ol of Victories, Paris Padre Genettes
Ø 1840 Blangy, França,
Irmã Justine Bisqueyburu
Ø 1846 La Salette,
França, Melanie Calvat e Maximin
Giraud
Ø 1858 Lourdes, França,
Bernadette Soubirous
Ø 1876 Pellevoisin, França,
Estelle Faguette
Ø
1879 Knock, Irlanda, 15 pessoas
Ø 1917 Fátima, Portugal, Lucia, Francisco e Jacinta
Ø 1932 Beauraing, Bélgica, Voisin e Degeimbre
Ø 1933 Banneaux, Bélgica,
Mariette Beco
Ø 1937 Polônia, Abençoada Faustina
Ø
1968 Zeitun, Egito, Milhares
de pessoas (aprovada
pelo Patriarca da Igreja Ortodoxa)
Ø 1973 Akita, Japão, Irmã Agnes Sasagawa
Ø 1980 Cuapa, Nicaraguá, Edward Bernardo Martinez
Ø 1878 Corato, Itália,
Luisa Piccarreta
Ø 1947 Tre Fontane,
Roma, Bruno Cornacchiola
Ø 1976 Betania, Venezuela, Maria Esperanza (estigmatismo)
Ø 1981 Kibeho, Ruanda,
África, Seis meninas e
um menino
Ø 1982 Damasco, Síria,
Mirna Nazour (estigmatismo)
Ø 1986 Manila, Filipinas, muitos soldados
Ø
1987 Roma, Sr. Anna
A Fé dos Reformadores Protestantes Martinho Lutero:
•
Sobre Mt 1,25: "Destas
palavras não se pode concluir que após o parto, Maria tenha tido consórcio conjugal. Não se deve crer nem
dizer isso." (Obras de Lutero Ed. Weimar, Tomo 11, p.323)
•
No fim de sua Vida: "Virgem
antes, no, e depois do parto, que está grávida e dá a luz. Este artigo
da fé é milagre
divino." (Sermão Natal 1540: WA 49,182)
Úlrico Zwínglio:
•
"Creio firmemente que,
segundo o Evangelho, Maria, como Virgem pura, gerou o Filho de Deus e no parto e após o parto permaneceu
para sempre Virgem pura e íntegra." (Zwínglio Opera 1,424). Para ele, "Os irmãos do Senhor eram os amigos do Senhor" (ZO 1,401).
•
Conclui Zvinglio: "Quanto
mais crescem a honra e o amor de Cristo entre os homens, tanto mais crescem também a estima e a honra de Maria, que gerou
para nós um tão grande e propício
Senhor e Redentor" (ZO 1,427s).
João Calvino:
•"Jesus
é dito primogênito unicamente para que saibamos que Ele nasceu da Virgem"
(CO 45,645)
•Ao comentar
a frase: "Bem-aventurada me dirão todas as
gerações", julga que Maria assim "proclamava uma tão grande dádiva de Deus que não era lícito silenciá-la... Reconhecemos que este dom foi altamente honroso para Maria. De
boa vontade seguimo- la como mestra e obedecemos aos ensinamentos e preceitos da Virgem" ( CO 45,38).
•"Certas
pessoas têm desejado sugerir desta passagem [Mt 1,25] que a Virgem Maria teve outros filhos além do Filho de Deus, e que
José teve relacionamento íntimo com ela depois. Mas que estupidez! O escritor do evangelho não desejava registrar
o que poderia acontecer
mais tarde; ele simplesmente queria deixar bem clara a obediência de José e também desejava mostrar que José tinha
sido bom e verdadeiramente acreditava que Deus
enviara seu anjo a Maria. Portanto, ele jamais teve relações com Maria,
mas somente compartilhou de sua
companhia... Além disso, N.Sr. Jesus Cristo é chamado o primogênito. Isto não é porque teria que haver um
segundo ou terceiro [filho], mas porque o escritor do Evangelho está se referindo à precedência. Assim, a Escritura
está falando sobre a
titularidade do primogênito e não sobre a questão
de ter havido qualquer segundo
[filho]" (Sermão sobre Mateus, 1562).
Bibliografia
•
http://www.mariedenazareth.com/413.0.html?L=12
•
http://arcademaria.com/index.php?option=com_content&view=article&id=45&Itemid= 23
•
http://servosdemariaamordedeus.blogspot.com
•
http://www.paraclitus.com.br/category/apologetica/maria-santissima/
•
Catecismo da Igreja Católica.
Edição Típica Vaticana, São Paulo: Loyola, 2000. 934p.
·
Mini Aurélio Escolar. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira. 2001. 790p.
·
BATISTINI, FREI. A Igreja do Deus Vivo. 39ª Edição. São Paulo: Loyola, 2010.213p.
·
AUTRAN, Aleixo Maria. Maria na Bíblia. São Paulo: Ave Maria, 1992. 307p.