O QUE É A EUCARISTIA

“Os adoradores resistirão!!!”
Hoje em dia, existem muitos ainda que não crêem na presença real
de Jesus na Eucaristia, ou seja, não crêem que aquele pedaço de pão após o
padre consagrá-lo na Santa Missa, se torna o próprio Jesus vivo no seu Corpo,
Sangue, Alma e Divindade, como atesta a Santa Igreja Católica Apostólica Romana
A Eucaristia é a fonte
e o ápice de toda a vida cristã
É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor
Jesus, que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos até Seu retorno, o
sacrifício da Cruz, confiando assim, à sua Igreja, o memorial de sua Morte e
Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal,
no qual se recebe Cristo, a alma é coberta de graça e é dado o penhor da vida
eterna.
Quando Cristo instituiu a Eucaristia? Instituiu-a na Quinta-feira Santa, “na noite em que ia ser entregue”
(1Cor 11,23), celebrando com Seus apóstolos a Última Ceia.
O que representa a
Eucaristia na vida da Igreja?
É fonte e o ápice de toda a vida cristã. Na Eucaristia,
atingem o seu clímax a ação santificante de Deus para conosco e o nosso culto
para com Ele. O Senhor encerra todo o bem espiritual da Igreja: o mesmo Cristo,
nossa Páscoa. A comunhão da vida divina e a unidade
do povo de Deus são expressas e realizadas pela Eucaristia. Mediante a Celebração
Eucarística, já nos unimos à liturgia do Céu, e antecipamos a vida eterna.
Como Jesus está
presente na Eucaristia?
Jesus Cristo está presente na Eucaristia de modo único e incomparável. Está presente, com efeito, de modo verdadeiro, real, substancial: com Seu Corpo e Seu Sangue, com Sua alma e divindade. Nela está, portanto, presente de modo sacramental, ou seja, sob as espécies eucarísticas do pão e do vinho, Cristo todo inteiro: Deus e homem.
A Igreja é chamada Católica
ou universal porque
nela está presente
o Cristo Total,
- Ela é Católica porque nela está o Cristo Total, o que implica
que ela recebe Dele a plenitude dos meios de Salvação. (CIC 830)
O que é plenitude dos meios de Salvação? Quais meios são estes?
Plenitude dos meios, significa que na Igreja de Cristo se encerra o caminho seguro e único para alcançarmos a Salvação. São eles:
• Confissão de fé correta e completa.
• Ministério Ordenado na Sucessão Apostólica.
• Vida Sacramental integral. Vida Sacramental integral é:
Participação voluntária e consciente nos
Sacramentos da Igreja.
São eles:
Iniciação Cristã: * Crisma, * Batismo e * EUCARISTIA
Cura: * Unção dos enfermos, * Confissão
Serviço: * Ordem, * Matrimônio
* Eucaristia= Sacrifício do altar
Sacrifício: é a prática de oferecer como expiação (expiatione “remissão”), holocausto (holos, "todo" e kaustos, "queimado") OU oferta a vida de animais, humanos, colheitas e plantações, aos deuses, como ato de propiciação (propitiatio, “acordo, reconciliação, acerto”)
ou culto.
Ex.: Atos 17, 23
Novo Testamento
• No Novo Testamento, o sacrifício de animais é tido por desnecessário, visto que Jesus Cristo cumpriu todas as exigências da lei judaica em vida e na morte, oferendo-se como sacrifício expiatório, isto é, como o próprio animal (CORDEIRO) que receberia o castigo pela culpa dos homens.
• Sacrifícios foram ordenados por Deus para que tal pessoa pudesse experimentar o perdão dos pecados. O animal servia como um substituto, ou seja, morria no lugar do pecador. O Sacrifício de animais parou com Jesus Cristo. Jesus Cristo foi o substituto sacrificial supremo e é agora o mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2:5).
Eucaristia = Sacrifício
do altar
Eucaristia é a antecipação e Memorial do Sacríficio perfeito. “A Eucaristia que instituiu naquele momento será o "memorial" de seu sacrifício. Jesus inclui os apóstolos em sua própria oferta e lhes pede que a perpetuem. Com isso, institui seus apóstolos sacerdotes da Nova Aliança” (CIC§611).
Significado do termo
1)
Eucaristia do grego, εὐχαριστία, significa ação de graças;
2) Banquete: Nos remete à celebração da Páscoa;
3) Sacrifício:
Nos remete aos sacrifícios feitos à Deus na Antiga Aliança; também ao Sacrifício da cruz;
A
instituição da Eucaristia
Espécies do pão e do vinho (Tradição Judaica Gn 14)
"Quem come minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele" (Jo 6, 56 ).
"Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue
verdadeiramente uma bebida" (Jo 6,55). "Eu sou o pão vivo que desceu
do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu hei de dar é a
minha carne para a salvação do mundo" (Jo
6,51)
Na Quinta Feira Santa, segundo São Mateus, disse o Senhor Jesus: "Tomai e comei isto é o meu
corpo (...) isto é o meu sangue" (Mt 26,26-28); Marcos narra em seu evangelho: "Isto é o meu corpo (...) isto é o meu sangue" (Mc 14,22-24);
Espécies do pão e do vinho
Jesus é o Sacerdote por excelência da ordem Melquisedec, portanto Ele usa as espécies do pão e vinho como este usou na Antiga Aliança - Gn 14;
Sublimidade do sacramento (vigilância sanitária); Em nenhum lugar Jesus diz que aquele "pão" e aquele "vinho" são um símbolo, ou uma representação figurada do seu corpo e sangue. Mas afirma repetidamente: "isto é o meu corpo...isto é o meu sangue”;
O pão ara remissão da
humanidade condenada ao pecado herdado e morte;
Como entender Jesus na hóstia consagrada?
“Não se pode perceber pelos sentidos” (São Tomás de Aquino);
“O modo de presença de Cristo sob as espécies eucarísticas
é único. Ele eleva a Eucaristia acima de todos os Sacramentos e faz com que ela
seja como que o coroamento da vida espiritual e o fim ao qual tendem todos os
sacramentos. No Santíssimo Sacramento da Eucaristia estão contidos
verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com
a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, o Cristo
todo. Esta presença chama- se real não por exclusão,
como se as outras não fossem reais, mas por antonomásia,
porque é substancial e porque por ela Cristo, Deus e homem, se torna presente
completo.” (CIC 1374)
Como que o pão vira Jesus?
“Não é o homem que faz com que as coisas oferecidas se tornem Corpo e Sangue de Cristo, mas o próprio Cristo, que foi crucificado por nós. O sacerdote, figura de Cristo, pronuncia essas palavras, mas sua eficácia e a graça são de Deus. Isto é o meu Corpo, diz ele. Estas palavras transformam as coisas oferecidas.” São João Crisóstomo (CIC1375);
“Estejamos bem persuadidos de que isto não é o que a natureza
formou, mas o que a bênção consagrou, e que a força da
bênção supera a da natureza, pois pela bênção a própria natureza é mudada. Por
acaso a palavra de Cristo, que conseguiu fazer do nada o que não existia, não
poderia mudar as coisas existentes naquilo que ainda não eram? Pois não é menos
dar às coisas a sua natureza primeira do que mudar a natureza delas.” Sto.
Ambrósio (CIC 1375);
E como chama essa mudança?
O Concílio de Trento resume a fé católica ao declarar: “Por ter Cristo, nosso Redentor, dito que aquilo que oferecia sob a espécie do pão era verdadeiramente seu Corpo, sempre se teve na Igreja esta convicção, que o santo Concílio declara novamente: pela consagração do pão e do vinho opera-se a mudança de toda a substância do pão na substância do Corpo de Cristo Nosso Senhor e de toda substância do vinho na substância do seu Sangue; esta mudança, a Igreja católica denominou-a com acerto e exatidão transubstanciação”. (CIC § 1376)
O que significa transubstanciação?
Transubstanciação significa a conversão de toda a substância do pão na substância do Corpo de Cristo e de toda a substância do vinho na substância do seu Sangue. Essa conversão se realiza na oração eucarística, mediante a eficácia da Palavra de Cristo e da ação do Espírito Santo. Todavia, as características sensíveis do pão e do vinho, ou seja, as “espécies eucarísticas”, permanecem inalteradas.
Apostolicidade da Eucaristia
"Cada um, portanto, se examine antes de comer desse pão e beber deste cálice,
pois aquele que come e bebe sem
discernir (sem reconhecer) o corpo do Senhor, come e
bebe a própria condenação. Eis porque há entre vós tantos doentes e aleijados,
e vários morreram" (1Cor 11,28-30).
Fazei isto em minha memória
[...]. Todas as vezes que o beberdes, fazei-o em minha memória » (1 Cor 11, 24-25; cf. Lc
22, 19).
O apóstolo São Paulo não estava lá, contudo transmite a
mesma mensagem dos evangelistas, o que mostra que eles eram fiéis ao que lhes
pediu Jesus: “fazei isso em memória de mim” (Lc 2, 19)
A missão da Igreja está em continuidade com a de Cristo: « Assim como o Pai Me
enviou, também Eu vos envio a vós » (Jo 20,
21);
O apóstolo São Paulo escrevendo aos católicos de Corínto
ensina a mesmíssima coisa. Escreve ele que o Senhor Jesus na última ceia disse:
"Isto é o meu corpo (...) este cálice é a nova aliança no meu sangue"
(1Cor 11,24-25);
Escreve ele: "O cálice que tomamos não é a comunhão com o sangue de Cristo? O pão (...) não é
a comunhão com o corpo de Cristo?"
(1Cor 10,16);
« Cristo, vindo como Sumo Sacerdote dos bens futuros [...]
entrou uma só vez no Santo dos Santos,
não com o sangue dos carneiros ou dos bezerros, mas com o seu
próprio sangue, tendo obtido uma redenção eterna » (Hb 9, 11-12).
De modo análogo à aliança do Sinai, que foi selada com um sacrifício e a aspersão sangue
da aliança que o Senhor concluiu convosco mediante todas estas palavras”- Ex
24, 8). Os gestos e as palavras de Jesus na
Última Ceia lançavam os alicerces da nova comunidade messiânica, povo da nova
aliança.
No século XV, o Concílio de Constança diz que sob o véu do pão e do vinho, está o próprio Jesus que sofreu na cruz e está sentado à direita do Pai;
Por seu lado, o Concílio de Florença afirma que, em cada
pedacinho da hóstia consagrada, bem como
em cada gota do vinho, está Cristo inteiro;
Milagres Eucarísticos – A Igreja reconhece hoje mais de 150 milagres eucarísticos
Lanciano - Itália – no ano 700 - O mais conhecido Milagre
Eucarístico Relatório em 4 de março de
1971:
a) A carne é verdadeira
carne.
b ) O sangue é verdadeiro sangue.
c ) A carne é do tecido muscular do coração (miocárdio, endocárdio, nervo
vago).
d ) A carne e o sangue são do mesmo tipo AB e pertencem à espécie humana. Obs:
é o mesmo tipo de sangue encontrado
no Sudário de Turim.
e)
Trata-se de carne e sangue de uma pessoa
viva, pois que esse sangue
é o mesmo que tivesse
sido retirado, naquele mesmo dia de um ser vivo.
f ) No sangue foram encontrados, além das proteínas normais,
os seguintes minerais: cloretos, fósforos, magnésio,
potássio, sódio e cálcio.
g ) A conservação da Carne e do Sangue,
deixados em estado natural por 12 séculos
e expostos à ação de agentes atmosféricos e biológicos, permanece um fenômeno extraordinário.
Disseram os cientistas aos frades: “E o Verbo se fez Carne!”
Alguns milagres eucarísticos:
Naju
- Coréia do Sul (1985 a 1999)
Florença
– Itália
Roma/Itália
Siena (Itália - 1730)
Itaúna/MG: “O fato aconteceu em Itaúna, região central de
Minas Gerais, a 85 km de Belo Horizonte e está chamando a atenção do mundo
religioso no estado. No dia 8 de abril de 2.004, a sacristã da Paróquia de São
José do bairro Garcia, Aparecida Maria dos Santos, teria encontrado, num cantinho da sacristia da igreja, uma âmbula com hóstias . Ela chamou o
padre Sebastião de Faria Ramos,
vigário da Paróquia,
para ver o achado. Na dúvida de se
tratar ou não de "hóstias consagradas" o padre Sebastião mandou fazer
o que determina a Igreja: colocar água com hóstias,
dentro de um recipiente, para dissolvê-las. Como contam o padre,
a sacristã e o bispo diocesano de Divinópolis, Dom José Belvino
do Nascimento, uma parte do material colocado para
dissolver transformou-se em sangue, que teria sido confirmado como
"hemácias" em dois laboratórios”.
Meus queridos irmãos e irmãs, vamos à escola dos Santos, grandes intérpretes da verdadeira piedade eucarística. Neles, a teologia da Eucaristia adquire todo o brilho duma vivência, « contagia-nos » e, por assim dizer, nos « abrasa ». Ponhamo-nos sobretudo à escuta de Maria Santíssima, porque n'Ela, como em mais ninguém, o mistério eucarístico aparece como o mistério da luz. Olhando-A, conhecemos a força transformadora que possui a Eucaristia. N'Ela, vemos o mundo renovado no amor. Contemplando-A elevada ao Céu em corpo e alma, vemos um pedaço do « novo céu » e da « nova terra » que se hão-de abrir diante dos nossos olhos na segunda vinda de Cristo. A Eucaristia constitui aqui na terra o seu penhor e, de algum modo, antecipação: « Veni, Domine Iesu » (Ap 22, 20)! (Papa João Paulo II, Ecclesia de Eucaristia, 2003).
Bibliografia
•
Catecismo da Igreja Católica. Edição Típica Vaticana,
São Paulo, Loyola,
2000. 934p.
·
BATISTINI, FREI. A Igreja do Deus Vivo. 39ª Edição. São Paulo: Loyola,
2010.213p.
·
CANTALAMESSA,
RANIERO. Amar A Igreja: Meditações sobre a Epístola aos Efésios. São Paulo:
Loyola, 2000. 934p.
·
AQUINO, Felipe. O segredo
da sagrada Eucaristia. São Paulo: Cleofas,
2007. 144p.
·
http://www.agentesdefe.com.br/milagres/milagre-eucaristico-de-itauna-mg/
http://www.therealpresence.org/eucharst/mir/portuguese_pdf/PORTU-intro1.pdf